“Concreto vivo”

“Concreto vivo”

Conheça o “concreto vivo” que se regenera sozinho

Concreto é o material de construção mais popular do mundo, e desde que os romanos construíram o phanteon há 2.000 anos atrás, cientistas tentam encontrar maneiras de tornar o concreto mais durável.

Não importa o quão cuidadosamente ele seja misturado ou reforçado, todo o concreto eventualmente racha e, sob certas condições, essas rachaduras podem levar a grandes desabamentos.

“O problema com rachaduras no concreto é o vazamento”, explica o professor Henk Jonkers, da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. “Se você tem rachaduras, a água entra. Em segundo lugar, se essa água chegar aos reforços de aço – no concreto, temos todos esses vergalhões de aço – se eles corroerem, a estrutura cai.” Mas Jonkers surgiu com uma maneira inteiramente nova de dar ao concreto uma vida mais longa. “Nós inventamos bioconcreto – isso é, um concreto que se regenera usando bactérias”, diz ele.

O bioconcreto é misturado como o concreto comum, mas com um ingrediente extra – o “agente de cura”. Ele permanece intacto durante a mistura, apenas se dissolvendo e se tornando ativo se o concreto rachar e a água entrar.

Jonkers é microbiologista, ele começou a trabalhar nisso em 2006, quando um especialista em concreto perguntou se seria possível usar bactérias para fazer concreto se auto regenerar. Jonkers demorou três anos para resolver o problema – mas havia alguns desafios complicados a serem superados. “Você precisa de bactérias que possam sobreviver ao ambiente hostil do concreto”.

Agora, Jonkers espera que seu concreto possa ser o começo de uma nova era de construções biológicas. “Combinar natureza com materiais de construção, a natureza nos fornece muitas benefícios incríveis”. Se pudermos implementá-lo em materiais, podemos realmente nos beneficiar disso, então eu acho que é um ótimo exemplo, estamos criando um novo conceito ”.

Fonte: engenhariae.com.br