Projetos Topográficos

O projeto topográfico é realizado com o objetivo de criar um modelo da porção de solo, subterrâneo ou superficial, do local onde acontecerá a construção.

Esse projeto é dividido em três fases, sendo elas: coleta; processamento e tratamento de dados e disposição e gerenciamento das informações coletadas. Esses dados farão parte do relatório e da planta da área da construção.

O levantamento topográfico é realizado por um engenheiro agrimensor, com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia); por um topógrafo e pelo responsável técnico que assina a planta. Para essa medição, um dos métodos mais usados é a geotecnologia, que é capaz de medir os ângulos e as distâncias através do taqueômetro ou estação total. Essa medição também pode ser realizada através de um tipo de scanner, que faz 400 medições por segundo e é mais usado na criação de modelos tridimensionais.

Presente em todas as etapas das construções, o levantamento topográfico é iniciado antes da criação do projeto. Os custos da topografia variam de acordo com o tamanho da área a ser medida. Alguns fatores podem dificultar a medição topográfica como matas, edificações tombadas, construções prévias e terrenos muito desnivelados.

É muito importante que qualquer desnível no terreno seja identificado, uma vez que isso pode acarretar riscos para todos os profissionais que trabalham na medição. Em caso de levantamento terrestre ou aéreo, costuma-se fazer marcações no solo para a identificação de cruzamentos, quinas de construções prévias ou próximas do terreno.

Entre em contato com a Directiva Engenharia e conheça nosso trabalho na área de topografia.