Projetos Elétricos

Uma das grandes preocupações na hora de construir é a instalação correta das partes elétricas.

O Projeto Elétrico visa a durabilidade e o bom funcionamento das instalações, assim como a previsão da quantidade de interruptores, tomadas e geradores (quando necessários). Todo projeto elétrico deve seguir padrões de segurança da NBR5410 e ser executado por profissionais capacitados.

Instalações projetadas de forma correta são de extrema importância, pois diminuem os riscos de danificar os aparelhos elétricos e eletrônicos, tanto em residências como em empresas, prevenindo prejuízos materiais e físicos.

Além dos profissionais corretos para a execução do serviço, o uso dos materiais de alta qualidade, também, é imprescindível, pois isso garante o funcionamento correto e seguro da instalação. Os materiais utilizados para a instalação como os cabos e fios, chaves e disjuntores, em sua maioria, são verificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que os certifica, garantindo a qualidade do componente.

Para uma instalação eficiente, é necessário que no projeto elétrico sejam estabelecidos os locais em que as lâmpadas, interruptores e tomadas serão instalados. Afinal, para cada tipo de instalação, é preciso um contato diferenciado. No projeto, também, consta o tamanho dos condutores e dos eletrodutos.

A Directiva Engenharia recomenda sempre os melhores materiais para promover a segurança de todas as pessoas e equipamentos do local.

Até tarefas simples como pregar um prego na parede pode ser perigosa quando não sabemos a localização dos dutos elétricos. Assim, o projeto elétrico serve como documento de orientação em diferentes momentos, diminuindo o risco de acidentes.

Outro fator importante é a redução de custos, uma vez que em posse do projeto elétrico, torna-se possível a previsão dos materiais que deverão ser adquiridos para a execução da obra. Assim, pode-se fazer opção por materiais que diminuam o consumo de energia, promovendo sustentabilidade e segurança.